Total de visualizações de página

9.9.07

o aceno desesperado de lula para com a classe média

KENNEDY ALENCAR
Colunista da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a data de 7 de Setembro para fazer propaganda política com dois objetos específicos:

cortejar a classe média, faixa da população em que há maior insatisfação com seu governo, e colocar no noticiário uma "agenda positiva" em contraponto à "agenda negativa" das últimas semanas.

Ao longo de um pronunciamento em rádio e TV, Lula fez diversos acenos para a classe média. Não citou medidas específicas para favorecê-la, mas fez uma promessa algo vaga:

"Nenhum país do mundo pode crescer sem estimular, fortemente, o espírito empreendedor da classe média."


Sem mencionar a decisão do STF de tornar réus em ação criminal integrantes da antiga cúpula do PT, Lula admitiu que era preciso "avançar, ainda mais, no terreno da ética e do combate à impunidade".

Disse que seu governo tinha a "coragem" de realizar esse esforço. E afirmou que colhe "os frutos doces e amargos desta semeadura".

Lula bateu bumbo a respeito das realizações sociais. Segundo ele, o Brasil vive "amplo movimento de inclusão social, de uma intensidade nunca vista".

Apesar de ter reconhecido que ainda "há forte dívida social a resgatar com os mais pobres", Lula exagerou quando falou que, "ao contrário de outras épocas, agora não há arrocho salarial e exclusão social".

A exclusão social, como ele mesmo assinalou, ainda é enorme.

Resumindo:

foi um discurso para Lula vender o seu peixe para a população, sobretudo para a fatia mais resistente a ele, e também para responder de certa forma à decisão do STF sobre o mensalão.


Nenhum comentário: