Total de visualizações de página

6.3.09

osmar dias é a melhor opção para 2010? se continuar bajulando o lula claro que não....

A tigrada de Requião não sossega. Seu alvo preferido nos dias que antecedem o Carnaval foi o senador Osmar Dias, do PDT, que passou à condição de primeiro na lista de desafetos do Duce. Por que tanto ódio?
A verdade é que Requião não consegue engolir as homenagens do presidente Lula ao Osmar Dias. Em menos de um mês, Lula afirmou que Osmar seria o melhor candidato a governador do Paraná e poderia liderar uma chapa de oposição ao lado do PT e com o seu apoio.
Logo depois, Lula sondou o senador Osmar Dias para ser o líder de sua bancada no Senado.

o pmdb lança a bateria de panfletos, mensagens, dossiês, manifestos e muita pancadaria apócrifa contra o senador na internet.
A maior parte desse lixo da contrapropaganda tenta reeditar um sucesso da campanha eleitoral de 2006 e anuncia “que Lula vai visitar a fazenda Lagoa da Prata, em Tocantins, para ver de perto o maior projeto de preservação do agrião”. Lagoa da Prata seria a fazenda do senador. O resto fica por conta do humor ou da falta de humor dos panfleteiros do PMDB.

DEM é contra Osmar Dias como líder do Planalto


O presidente estadual do DEM, deputado federal Abelardo Lupion, acha que o senador Osmar Dias (PDT) não deve aceitar a liderança do governo do presidente Lula (PT) no Congresso Nacional.

Para Lupion, que defende Osmar como candidato ao governo na aliança entre pedetistas, tucanos e o DEM nas eleições do próximo ano, o senador renegaria sua história se passasse a representar o governo Lula no Congresso.

“Para ele seria um suicídio. É contra a sua história ser o porta-voz de um governo que apóia invasões de terra”, disse Lupion, que integra a bancada ruralista na Câmara dos Deputados.

Ele afirmou que o senador pedetista deveria refletir sobre as consequências para sua candidatura ao governo no Paraná antes de decidir aceitar o posto. Osmar foi sondado pelos senadores petistas Aloísio Mercadante (SP) e pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), mas ainda não foi oficialmente convidado para o cargo.

Se concordasse em integrar formalmente o governo Lula, Osmar perderia sua independência, alertou Lupion. Mesmo sendo líder do PDT no Senado, partido que integra a base de apoio de Lula, Lupion acredita que Osmar tem autonomia para se posicionar.

Os partidos que planejam se juntar novamente em uma coligação para a disputa de 2010 ao governo ficariam numa situação desconfortável se Osmar se transformasse num auxiliar do presidente Lula no Congresso, continuou Lupion.

“A situação dos partidos de apoio a ele fica difícil. Eu conversei com o Osmar. Não é botar a faca no peito dele. É ponderar e usar o bom senso. Se ele fizer isso, vai acabar com a história dele”, disse.

Precedência

Lupion disse que sua candidatura ao Senado é irreversível. Ele garante que há consenso no DEM sobre a necessidade de o partido ter uma candidatura majoritária para alavancar as candidaturas proporcionais (Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados) na disputa de 2010. Oito coordenadorias foram criadas no Estado para mapear candidaturas, informou.

O lançamento pelo PSDB de outros dois nomes - o senador Alvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa - para concorrer à sucessão estadual em um contexto em que o senador Osmar Dias era o favorito para encabeçar a chapa, é uma forma de a oposição se fortalecer, disse Lupion. “Se deixar um candidato só, alguém chega e ocupa o espaço da oposição”, analisou.

Apesar de identificar um papel estratégico das candidaturas tucanas, Lupion insiste que o prefeito Beto Richa não deveria concorrer ao governo. “A precedência é do Osmar. Nós apoiamos o Beto para que ele ficasse na prefeitura e ajudasse a ganhar o governo do Estado”, frisou.

DEM é contra Osmar Dias como líder do Planalto


Nenhum comentário: